Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página
Acessos: 20774

   Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva

CURRICULUM VITAE

 Foto Gen Zucco

General de Brigada Combatente MARCELO LORENZINI ZUCCO            

AO SER NOMEADO PARA O CARGO DE COMANDANTE DA PRIMEIRA BRIGADA DE INFANTARIA DE SELVA, O GENERAL DE BRIGADA MARCELO LORENZINI ZUCCO ESTAVA SERVINDO NO COMANDO MILITAR DO SUL, SEDIADO EM PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL.

FOI PROMOVIDO AO POSTO ATUAL EM 31 DE MARÇO DE 2022.

NASCIDO EM 19 DE JUNHO DE 1969, NA CIDADE DE BENTO GONÇALVES-RS, É FILHO DE CLEUSA TEREZINHA LORENZINI KERBER E   DO CAPITÃO DO QUADRO AUXILIAR DE OFICIAIS VALMOR DOMINGOS ZUCCO (IN MEMORIAM).

INCORPOROU ÀS FILEIRAS DO EXÉRCITO EM 18 DE FEVEREIRO DE 1989, NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS, SEDIADA EM RESENDE – RIO DE JANEIRO.

FOI DECLARADO ASPIRANTE-A-OFICIAL DA ARMA DE CAVALARIA EM  28 DE NOVEMBRO DE 1992, SENDO CLASSIFICADO NO 12º REGIMENTO DE CAVALARIA MECANIZADO, SEDIADO EM JAGUARÃO, RIO GRANDE DO SUL, ONDE DESEMPENHOU AS FUNÇÕES DE COMANDANTE DE PELOTÃO E DE ESQUADRÃO DE CAVALARIA MECANIZADOS.

ALÉM DOS CURSOS DE FORMAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO E DE COMANDO E ESTADO-MAIOR, É TAMBÉM POSSUIDOR DOS CURSOS DE OPERAÇÕES NA SELVA, OBSERVADOR AÉREO E SUPERIOR DE INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA, ALÉM DE MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS MILITARES. NO MEIO CIVIL, É PÓS-GRADUADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.

DESEMPENHOU DIVERSAS FUNÇÕES, DENTRE AS QUAIS DESTACAM-SE: COMANDANTE DO 5º PELOTÃO ESPECIAL DE FRONTEIRA, SEDIADO EM AUARIS-RORAIMA; SUBCOMANDANTE DO 1º ESQUADRÃO DE CAVALARIA MECANIZADO, SEDIADO EM VALENÇA-RIO DE JANEIRO; INSTRUTOR DA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS; E COMANDANTE DO 16º ESQUADRÃO DE CAVALARIA MECANIZADO, SEDIADO NA CIDADE DE FRANCISCO BELTRÃO, NO PARANÁ;

COMO OFICIAL DE ESTADO-MAIOR, FOI CHEFE DAS SEÇÕES DE PESSOAL E DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA 18ª BRIGADA DE INFANTARIA DE PANTANAL, SEDIADA EM CORUMBÁ - MATO GROSSO DO SUL; CHEFE DA 4ª SEÇÃO DA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO E PROMOÇÕES; ADJUNTO DO CENTRO DE OPERAÇÕES DO COMANDO MILITAR DO SUL; E CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA 7ª REGIÃO MILITAR.

COMANDOU O 14º REGIMENTO DE CAVALARIA MECANIZADO, SEDIADO EM SÃO MIGUEL DO OESTE - SANTA CATARINA E O 3º GRUPAMENTO LOGÍSTICO, SEDIADO EM PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL.

NO EXTERIOR, FOI INSTRUTOR DO CENTRO ARGENTINO DE TREINAMENTO CONJUNTO DE OPERAÇÕES DE PAZ, EM BUENOS AIRES; ADJUNTO DA SEÇÃO DE OPERAÇÕES DO 13º BATALHÃO DE INFANTARIA DE FORÇA DE PAZ, NO HAITI; E REALIZOU O CURSO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS E DE DEFESA, EM PEQUIM - CHINA.

FOI CONDECORADO COM AS MEDALHAS DO PACIFICADOR, MARECHAL OSÓRIO, ORDEM DO MÉRITO MILITAR - GRAU COMENDADOR, ORDEM DO MÉRITO TAMANDARÉ, SERVIÇO AMAZÔNICO, MILITAR DE OURO, CORPO DE TROPA COM PASSADOR DE PRATA, MEDALHA DAS NAÇÕES UNIDAS - MINUSTAH, DA VITÓRIA E ORDEM DO MÉRITO DO ESTADO MAIOR CONJUNTO – ARGENTINA;

É CASADO COM A SENHORA CARIN CRISTINA SIMION ZUCCO E POSSUI DOIS FILHOS: PIETRO E BETTINA.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página