Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Dicas aos Transferidos > Guia da 1ª Bda Inf Sl
Início do conteúdo da página
Acessos: 5024

A 1ª BRIGADA DE INFANTARIA DE SELVA

A 1ª Bda. Inf Sl “Brigada Lobo D´ Alamada `` sediada na cidade de Boa Vista-RR, e subordinada ao Comando Militar da Amazônia, sediado na cidade de Manaus - AM. Possui, aproximadamente, 2.500 militares, distribuídos em toda linha de fronteira

HISTÓRICO

A 1ª Bda Inf Sl foi criada pelo Decreto Presidencial de 13 Nov 91, passando a funcionar a partir de 1º Jan 92, com a transferência do Cmdo 1ª Bda Inf Mtz de Petrópolis-RJ para Boa Vista-RR.

Na imagem ao lado, a antiga sede da 1ª Brigada em Pedrtópolis.

Sua denominação histórica, Brigada Lobo D'Almada, constitui homenagem ao Brigadeiro português MANOEL DA GAMA LOBO D'ALMADA, que chegou ao Brasil, em 1780, para comandar a Fortaleza de Macapá e realizar obras de fortificação que garantissem a soberania portuguesa na região

A história da Brigada Lobo D'Almada não se limita apenas ao seu Comando. Ela se prolonga, emoldurando e refletindo as honrosas tradições, vultos e feitos de suas organizações militares subordinadas que, ao longo do tempo, forjaram a posição destacada que hoje ocupa no cenário nacional.

Sua missão constitucional, como de todo o Exército Brasileiro, é a Defesa da Pátria, a Garantia dos Poderes Constitucionais e, por iniciativa destes, da Lei e da Ordem e, ainda, participar do desenvolvimento e da vivificação da fronteira setentrional do Brasil.

PATRONO

1787... Lobo D'Almada...
O início de tudo...

O governador do Grão Pará, general João Pereira Caldas, concedeu ao geógrafo lusitano, coronel Manuel da Gama Lobo D'Almada, que já havia percorrido os campos do Vale do Rio Branco, "nos limites com as terras dos espanhóis", o título de governador das Capitanias do Rio Negro e Rio Branco. Após analisar a fauna e a flora do vale, D'Almada viu vantajosas condições para atividades pastoris no Rio Branco. Lobo D'Almada desenvolveu um trabalho que chamou de Plano geografia do Rio Branco, que continha todas as informações, seus afluentes e cabeceiras do Rupununi, que foi entregue ao general, que logo lhe determinou que transportasse para os campos rio branquenses touros e novilhas. O coronel Lobo D'Almada, retornou ao Vale do Rio Branco em 1789, trazendo animais bovinos, para constituir a fazenda do Rei, situada às margens do rio Urariquera, pouco abaixo da sua confluência com o Tacutu. Mais tarde, essa fazenda será chamada Fazenda São Bento. Inácio Lopes de Magalhães, oficial do Forte São Joaquim (construído em 1775, ficava na confluência do rio Uraricoera com o Tacutu) fundou uma fazenda, acima das cachoeiras de Caracaraí, (hoje Cachoeira do Bem-Querer), nos campos onde, em outros tempos existia uma aldeia dos índios Paraviana, chamou a fazenda de Boa Vista.

O governador do Amazonas em 09 de novembro de 1858 assinou a Lei Nº 92, e criou na bacia do rio Branco, no lugar denominado Boa Vista, a freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Rio Branco. Até que em 09 de julho de 1890, o governador do Amazonas, Augusto Ximeno de Ville Roy assinou o Decreto estadual de Nº 49 que criou o Município de Boa Vista, que foi desmembrado do município de Moura. O governador Ville Roy mandou um representante para que fosse instalado o município de Boa Vista do Rio Branco, o capitão Fábio Barreto Leite.

Em 25 de julho de 1890 , o capitão Barreto Leite deu início à solenidade de posse das primeiras autoridades do município, na casa construída 60 anos antes, em 1830, por Inácio Lopes de Magalhães, para sede da Fazenda Boa Vista, casa esta que por muitos e muitos anos, com algumas modificações em seus espaços, foi a sorveteria "Meu Cantinho" que servia sorvetes de frutas naturais da terra e que proporcionava a todos os clientes uma vista privilegiada,o rio Branco.

As primeiras autoridades da Intendência de Boa Vista foram nomeadas pelo governador do Amazonas, e foram as seguintes: João Capristano da Silva Mota - Superintendente; Francisco Coelho e José Joaquim de Souza Júnior - Intendentes.

PRÓPRIO NACIONAL RESIDENCIAIS

            A Unidade possui PNR destinados a Oficiais e destinados a Subtenentes e Sargentos. Todos os PNR encontram-se ocupados, atualmente.                       

POSTO MÉDICO DA GUARNIÇÃO

O Posto Médico da Guarnição de Boa Vista, vem passando por um contínuo processo de reestruturação e melhoria que teve início em 2003, mas que se centrou, basicamente, em melhorias físicas e funcionais e que agregaram valores aos processos de trabalho do posto. Podemos citar como exemplo a reestruturação e reforma dos gabinetes odontológicos, a climatização do saguão central, a reforma do PAM, a ligação de computadores em rede, a operacionalização da sala do Raio-X, a reforma do gabinete ginecológico, a troca de móveis, a unificação dos depósitos de medicamentos e a melhoria dos processos de manutenção das instalações, criação das Seções de Ortopedia, Fisioterapia, Ultra-Sonografia, Cardiologia, Dermatologia, Pediatria e Seção Administrativa.

           Atualmente o Posto Médico conta em seu quadro médico com especialistas nas áreas de Ginecologia/Obstetrícia, Cardiologia, Ortopedia/Traumatologia, Fisioterapia, Psiquiatria, Dermatologia, Anestesia, Nefrologia, Cirurgia Geral, Pediatria, Clínica Geral, Análises Clínicas, Estomatologia, Dentística, Prótese Dental, Periodontia, Endodontia e Ortodontia, além de Técnicos de Enfermagem, Técnicos em Radiologia e Técnicos em Ultrassonografia.

Possui, ainda, convênios com profissionais de saúde autônomos e com órgãos civis de saúde. 

 

A CIDADE DE BOA VISTA

 

Hoje como Capital do Estado de Roraima, criado pela Constituição Federal de 5 de outubro de 1988 e efetivamente instalado em 01 de janeiro de 1991. Boa Vista é uma cidade moderna. A cidade é desenhada em forma de leque, com ruas largas, bem iluminadas, e com as principais avenidas seguindo para o Centro Cívico, com belos monumentos e suave plasticidade.

Nos últimos anos vêm modernizando-se. Boa Vista é uma grande opção para o turismo nacional e internacional, distante apenas uma hora de Manaus, por avião, e cerca de duas horas e meia por carro, de Santa Elena, na fronteira do vizinho País Venezuela. Com isso tem atraído um razoável fluxo de turistas nos finais de semana em Boa Vista. A Cidade é uma verdadeira Jóia do norte do Brasil. O folclore de Roraima contém elementos de grande riqueza cultural, caracterizados pelas danças indígenas, pelos hábitos e pelo vocabulário repleto de expressões oriundas dos dialetos macuxi, taurepang, paraviana, uapixana, ingaricó, entre outros. Enfim, recanto das gentes de todo o País, Boa Vista é uma síntese da brasilidade hospitaleira.

CONEXÕES

 

Ponte dos Macuxis, sobre o Rio Branco, comunicando a capital ao município do Cantá e Guiana Inglesa através da BR-401.

Boa Vista conta com um Aeroporto Internacional (o Aeroporto Internacional de Boa Vista) contando com várias empresas, entre elas a TAM e a Gol. Empresas menores como Penta e Meta também operam no trecho.

A Infraero iniciou uma grande reforma no Aeroporto Internacional de Boa Vista, com duração de 540 dias (cerca de 1,5 ano) para torná-lo ainda mais moderno e bonito.

Boa Vista possui, também, uma Rodoviária Internacional (Rodoviária Internacional José Amador de Oliveira - Baton) que liga a cidade à outras do interior de Roraima, ao Amazonas, à Guiana e à Venezuela. Atuam no trecho especialmente as empresas Amatur e Eucatur.

As duas rodovias que cruzam Boa Vista são:

Boa Vista não possui portos, o único do estado fica em Caracaraí.

Histórico da Cidade de Boa Vista

Boa Vista antiga em 1924

Boa Vista foi o primeiro povoado caracteristicamente urbano de Roraima. No século XIX, quando inúmeras fazendas estabeleceram-se ao longo dos rios que compõe a bacia do Rio Branco, teve início a formação de um pequeno povoado que se chamou Freguesia de Nossa Senhora do Carmo.

Em 09 de julho de 1890, pelo Decreto estadual nº 49, a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo foi elevada à categoria de Município de Boa Vista do Rio Branco, pelo governador do Amazonas Augusto Ximeno de Villeroy. A instalação do município foi feita, em nome do Governador, pelo Capitão Fábio Barreto Leite,em 25 de Julho do mesmo ano.

O primeiro prefeito de Boa Vista foi o Coronel João Capistrano da Silva Mota. Os primeiros vereadores, denominados na época de intendentes, foram José Francisco Coelho e José Gonzaga de Souza Junior.

Na década de 1930, uma fazenda do Império, que deu origem a um pequeno núcleo populacional formado nas terras ao redor, passou a chamar-se Boa Vista, e deu nome definitivo ao lugar.

Pelo decreto 5.812 de 13 de setembro de 1943, o município de Boa Vista se desmembrou do estado do Amazonas e passou a ser Território Federal do Rio Branco, no mandato do presidente Getúlio Vargas. O primeiro governador foi o Capitão Ene Garcez dos Reis. A cidade tornou-se capital do Território Federal

m 1944.

Em 1962 houve a mudança de nome do território para Roraima, pela lei nº 4.182, de 13 de dezembro, promulgada pelo Congresso Nacional a pedido do deputadoGilberto Mestrinho. Em 1988 foi criado o Estado de Roraima. A capital está localizada à margem direita do Rio Branco.

O clima é quente e úmido, com duas estações climáticas bem definidas: a estação das chuvas, de abril a setembro, e o verão, de outubro a. A

a março. A temperatura varia de 20° a 38°C, sendo a média anual em torno de 27,4º C.

A arquitetura das áreas mais antigas, próximas ao rio, realça o estilo da virada do século XIX e XX: o neoclássico, que tentou reerguer com certo romantismo as formas romanas e gregas da antiguidade. Os traços neoclássicos podem ser facilmente identificados nos contornos umbrais da cidade.

A cidade é plana, quem vê do alto pela primeira vez fica impressionado com o traçado urbano moderno e pela sua arborização. As avenidas largas convergem para o Centro, num leque urbano planejado nos anos 30 pelo arquiteto Alexandre Dernusson, que lembra a antiga Paris.

“Boa Vista está a uma altitude de 90m acima do nível do mar, a 2º 49’ 17” de latitude norte e 60º 39º 50º de longitude ocidental e possui uma área de, aproximadamente, 5.711,9 km². Quanto ao fuso horário, Boa Vista está 1 hora a menos que Brasília.

Situada no Hemisfério Norte, a cidade limita-se ao Norte com os municípios de Normandia, Pacaraima e Amajari; ao Sul, com os municípios de Mucajaí e Alto Alegre; a Leste, com os municípios de Bonfim, Cantá e Normandia e a Oeste com o município de Alto Alegre.

A imigração em massa para Boa Vista começou em 1980, com a descoberta do garimpo. Em 1950 a população era de 5.132 habitantes. Segundo o IBGE, esse número hoje chega a 248.000 habitantes.

FOLCLORE

Em termos de cultura folclórica Roraimense, não se pode fugir da análise dos elementos formadores básicos: Indígena, luso e Nordestino, que deram estrutura aos mitos e lendas, danças, folguedos, crenças, etc...

A cultura portuguesa e nordestina aqui introduzida pelos colonizadores desde o século XVIII, especialmente a última, teve grande influência nos costumes, no linguajar e em todas as demais manifestações culturais do povo. De modo que o folclore nordestino, com algumas variantes, naturalmente.

É válido acrescentar que, embora os nossos usos e costumes sejam o mesmo da Amazônia e semelhantes aos do Nordeste, constata-se porém a existência de certas peculiaridades que são próprias da região.

Houve época em que as gerações mais antigas de Roraima, cultivavam com cuidado as tradições folclóricas através da promoção de festas, cultos populares, saraus e folguedos infantis que além de serem meio espontâneo para a distração, serviam também para manter vivas as tradições da terra.

As festas religiosas eram os grandes eventos da época, especialmente as novenas de N.S do Carmo e de São Sebastião e por conseqüência os arraiais: muito prestigiados por toda população. No encerramento, um verdadeiro testemunho de fé: O povo inteiro rezando fervorosas preces, acompanhavam o andor enfeitado de flores e rodeado de crianças vestidas de anjos. Os pagadores de promessas se apresentavam descalços, maltrapilhos, com potes e pedras sobre a cabeça, com velas acesas, ou trajando as vestes de um santo, geralmente São Sebastião.

Na quadra junina a pequena cidade tomava um ar festivo, se ornamentava para homenagear os santos do mês. Eram noites iluminadas por imensas fogueiras, com fogos de artifício cruzando o céu numa profusão de cores e de luz. Noites de milho verde, de canjica, pé-de-moleque, batata doce e mungunzá. Noites de adivinhações, de passar de compadre ao redor da fogueira. Noites de sanfoneiro, de dança de chote e quadrilha. Noites de boi-bumbá com vaqueiros e índios enfeitados e com suas figuras folclóricas: Catirina e Cazumbá. Noites de festas, de riso, de alegria contagiante. Em Boa Vista são tradicionais as festas juninas com arraiais e as disputas das quadrilhas, em que os grupos, todos vestidos com roupas típicas, apresentam suas danças com coreografia retratando as festas do interior e histórias que relatam desde a conquista das damas pelo cavalheiro até o casamento, sempre mostrando o lado humorístico. Nos arraiais temos as comidas típicas como tacacá, paçoca, tapioca etc., e os jogos e brincadeiras como subir no pau de cebo.

PONTOS TURÍSTICOS

 

ORLA TAUMANAN

Localizada às margens do Rio Branco, a Orla Taumanan é um espaço de convivência e lazer que realça ainda mais as belezas naturais de Boa Vista. Abriga 11 quiosques com lanchonetes, restaurantes e dois palcos para shows ao ar livre.

 

CENTRO DE TURISMO VELIA SODRÉ COUTINHO

O local conta com amplo espaço onde são realizados shows e eventos com capacidade para mais de 8 mil pessoas, além de núcleo permanente de exposições artísticas, lanchonetes e restaurantes com vista panorâmica para a Praça das Águas...

CENTRO DE INFORMAÇÕES TURISTICAS

 

O Centro de Informações Turísticas funciona no Prédio da Intendência, que faz parte do patrimônio histórico e cultural de Boa Vista, na Rua Floriano Peixoto, integrado à Orla Taumanan. O atendimento ao público é de terça a domingo, de 16h às 22h. Oferecem informações sobre a história, opções de lazer e os atrativos naturais de Roraima, além de promover exposições artísticas e concertos musicais aos sábados.

CENTRO HISTÓRICO

O centro histórico está localizado às margens do rio Branco, o qual representa o nascimento da cidade de Boa Vista, em 1830. Nele encontramos a primeira igreja, marco da fé daqueles que povoou a região. Ao lado da igreja Matriz encontra-se a Sede da Fazenda que deu origem à cidade.

COMPLEXO AYRTON SENNA

Localizado no centro da cidade, o complexo Ayrton Senna possui 3 km de quadras de esportes (tênis, vôlei, futebol de salão e society, basquete), pistas de cooper, bicicross e kart, quiosques de sucos, guaraná da Amazônia, sanduíches, sorvetes, bares e restaurantes...

PARQUE NACIONAL MONTE RORAIMA

Uma paisagem recortada por rios, cachoeiras e formações rochosas compõe o cenário que abriga mais de 400 espécies de bromélias. Essas são algumas das surpresas reservadas a quem aceita o desafio de chegar ao Monte Roraima

 

ILHA DE MARACÁ

Onça pintada, ariranhas e guaribas são alguns dos animais ameaçados de extinção que habitam esta reserva biológica localizada a 100 km ao norte de Boa Vista, no município de Amajari...

MONTE CABURAÍ

 

O ponto extremo norte do país, onde nasce o rio Uialã, impressiona pela beleza de suas corredeiras, além da fauna e flora riquíssimas. A cachoeira do Garã Garã é a mais linda de todas, com queda de 200 metros.

SERRA DO TEPEQUEM

 

Além de uma aventura ecológica por trilhas que levam a várias cachoeiras, visitar este local é conhecer também um pouco mais de perto as modificações sofridas pela natureza ao longo dos anos, devido à intensa exploração de diamantes. A serra fica no município de Amajarí, a 250 km de Boa Vista e tornou-se um dos pontos turísticos mais visitados do estado

PEDRA PINTADA

Na reserva indígena São Marcos, um imponente rochedo guarda lembranças de civilizações antigas. Em suas paredes, desenhos e símbolos pintados em cor ocre e vermelha atraem a atenção de turistas, pesquisadores e arqueólogos.

PRAÇA BARRETO LEITE

Capitão do Exército, Fábio Barreto Leite foi um militar designado pela Presidência da República para ser o superintendente do antigo território de Roraima, em 1886. Em homenagem a ele, a Praça Barreto Leite, que no início do século passado concentrava a maior parte das casas e comércios da cidade, ganhou seu nome.

MONUMENTO AOS PIONEIROS

Construído em 1995 pelo artista plástico Luíz Canará, o monumento aos pioneiros reproduz o perfil do Monte Roraima e conta sobre o largo período da história do antigo território, com os elementos étnicos que formam o povo roraimense, suas tradições e costumes locais.

IGREJA MATRIZ/ PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO CARMO

A Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo foi construída em 1909 por padres beneditinos da Alemanha, em substituição à pequena capela levantada pelos missionários franciscanos em 1892

PARQUE ANAUÁ

Localizado na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes...

PRELAZIA

Construída em 1907, em estilo neoclássico, o prédio preserva sua arquitetura original, e representa um marco na arquitetura e na cultura de Boa Vista. De 1924 a 1944, funcionou como hospital e residência de padres e bispos.  

MONUMENTO AOS GARIMPEIROS

Faz parte do complexo arquitetônico do Centro Cívico, que abriga outros pontos turísticos importantes da cidade. O Monumento aos Garimpeiros foi feito em homenagem ao grande período em que o garimpo movimentava a economia local, na década de 70 e 80.

PRAÇA JOSÉ FELIX CORREA NETO

Conjunto de quadras de tênis, vôlei de areia e futsal, parque infantil, área para ginástica, pista de cooper, banheiro e lanchonete. Localizada no cruzamento das avenidas Mário Homem de Melo e Terêncio Lima.

PARQUE MUNICIPAL GERMANO AUGUSTO SAMPAIO

           Conta com área verde, lagoa, píer, quadras esportivas para vôlei e futebol, pistas para bicicross e skate, anfiteatro, lanchonetes, calçadão e estacionamento. Um Centro de Artesanato e Geração de Renda foi construído dentro do parque, para beneficiar os artesãos do bairro e os jovens do Projeto Crescer.

BALNEÁRIOS

No período de seca (outubro a março), o nível das águas do rio Branco diminui em toda a sua extensão, formando belíssimas praias naturais. As mais freqüentadas são a Praia Grande e Praia da Água Boa.

PRAIA GRANDE

             Localizada a 6 km de Boa Vista, à margem esquerda do rio Branco. É uma ilha de várzea, com 15km de extensão, separada da terra firme por um braço do Branco denominado Panamá do Surrão.

PRAIA DA ÁGUA BOA

Localizada a 15 km do centro da cidade, às margens do rio Cauamé. Suas águas são límpidas. Cercadas por vegetação típica da Amazônia estão as praias do Caçari, Curupira, Polar e Cauamé, todas dotadas de infra-estrutura de apoio e serviços de bares e restaurantes.

PONTOS CRITICOS DA CIDADE DE BOA VISTA

Bairro Caetano Filho (BEIRAL): Localizado às margens do Rio Branco em uma região propensa a alagamentos durante o período chuvoso , conhecido também por concentrar uma grande quantidade de pontos de venda de drogas (boca de fumo), e alguns prostíbulos.

ECONOMIA

Concentra-se principalmente nas avenidas Jaime Brasil, Ville Roy e Ataíde Teive e no Shopping Boa Vista.

Boa Vista guarda traços de cidades pequenas, a mais importante área comercial situa-se no Centro da cidade atendendo a toda ela, diferentemente do que ocorre nos grandes centros urbanos, locais no qual existem geralmente um pólo comercial para cada bairro.

Principais avenidas: Av. Ville Roy, Av. Mario Homem de Melo, Av. Ataíde Teive, Av. Cap. Júlio Bezerra, Av. Princesa Isabel, Pç. do Centro Cívico, Av. Ene Garcez, Av. Brasil, Av. Surumu, Via das Flores, Av. Jaime Brasil, Av. Getúlio Vargas, Av. Benjamin Constant, Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, Av. Major Williams.

As indústrias — especialmente de sabão, refrigerantes e arroz — situam-se basicamente no Distrito Industrial Governador Aquilino Mota Durte.

EDUCAÇÃO

Boa Vista concentra a maioria das escolas públicas e particulares do estado, além de cursinhos intensivos e faculdades.

Educação Básica

O governo estadual já ganhou status de possuir a melhor infra-estrutura do país. Das escolas estaduais implantadas em Boa Vista destacam-se na infra-estrutura as escolas Monteiro Lobato, Ana Libória e a Escola Padrão por possuírem segundo piso, além de jardins, praças, ginásios, banheiros, amplas salas de aula (etc) que todas possuem. Em Boa Vista existem duas escolas federais de ensino fundamental e médio: Centro de Educação - CEDUC (da Universidade Federal de Roraima) e o Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET. A primeira se destaca por possuir salas de aula climatizadas e a segunda por seus numerosos e completos laboratórios; Ambas foram as únicas escolas públicas do estado a alcançar a média do Exame nacional do ensino médio.

Ensino Superior

AGÊNCIAS BANCÁRIAS

   Possui uma ampla variedade de agencias prestadora de serviços bancários, das mais diversas instituições do setor, dentre os principais podemos citar: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Banco Real, Bradesco, Unibanco e HSBC,Bamerindus, sendo que, praticamente, todas possuem mais de uma agencia. Aliado a tudo isso, existem diversos caixas eletrônicos espalhados por toda a cidade, aumentando a comodidade e facilitando a vida de todos os habitantes.

COMUNICAÇÕES

SERVIÇOS PÚBLICOS DE EMERGÊNCIA

 

Bombeiros- Telefone: 193

Hospital Geral - Telefone: 6236-2062

Polícia Civil - Telefone: 197

Polícia Militar - Telefone:190

TELEFONES ÚTEIS

 

Aeroporto- Telefone: 3623-9394

Axilio à lista- Telefone: 102

Correios - Telefone: 3621-3530

Direitos humanos - Telefone: 100

Disque denúncia contra abuso e adolescentes- Telefone: 0800 99 0500

Guarda Municipal- Telefone: 3624-1532

Hora certa – Brasil- Telefone: 130

Iluminação pública - Telefone: 3625-5161

Polícia Federal- Telefone: 194

Polícia Rodoviária Federal- Telefone: 191

PROCON- Telefone: 151

Rodoviária - Telefone:3623 -2233

 

LOCADORA DE VEÍCULOS

 

Aipana Locadora - Telefone: 3623-0090

Asa Tur Transporte - Telefone: 3626-9230

Yes Rent a Car - Telefone: 3224-3900

RR Rent a Car- Telefone:3623-0090

Localiza Rent a Car- Telefone:3224-6245

 

ACADEMIAS DESPORTIVAS

 

Academia FIT SPORT- Telefone: 3623-7546

AFA Academia. - Telefone: 3626-4793

Academia GIMOF- Telefone: 3623-1358 / 9971-3058

Phísical- Telefone: 3623-3514

Studio FITNESS - Telefone: 3624-4442

 

AÇOUGUES E FRIGORÍFICOS

 

Casa de Carne Eliane - Telefone: 3224-6594

Açougue e Frutaria Sales - Telefone: 3224-5334

Açougue Paraguai - Telefone: 3224-2225

Casa de Carne Popular- Telefone: 3224-0785

Frigorífico Somar- Telefone: 3624-8150

 

ADVOGADOS


BDN Advogados Associados - Telefone: 3623-4307

Escritório de Advocacia Helder - Telefone: 3224-2227

Ladislau e Advogados Associados - Telefone: 3624-7586

Leão a Pereira - Telefone: 3624-2778

Maria G M Costa Bacabeiras- Telefone: 3623-4940


AGÊNCIAS DE VIAGEM

 

Águia Turismo Ltda - telefone: (95) 3624-1516
Amazônia Turismo Ltda  - Amatur –telefone: (95) 3626-7153/3224-0009/3224-0004/gb. 3626-7163/fax: (95) 3626-7258/cel.(95) 9971-2576

Anaconda Turismo-telefone: (95) 3224-4132/fax: (95) 3224 -4722
Amazon Peacock Pesca Esportiva – telefone: (95) 3624-4649/3628-5645/cel. (95) 9971-4547

Anauá Viagens e Turismo Ltda – telefone: (95) 3623-9004

BV Tours Turismo e Rep. Ltda –telefone: (95) 3224-9000/fax: (95) 3224-9252

Complexo Ecológico Macunaima –telefone : (95) 8114-1781

Conexão Turismo Ltda –telefone: (95) 3623 3309/fax: (95) 3623-3284

Enesa Turismo –telefone: 3224-9292/fax: (95) 3224-9003

Estrella Turismo –telefone: (95) 3224-8774/cel. (95) 9112-0456

Eucatur –

Fort Tur –telefone: (95) 3623-9598/fax: (95) 3623-7303

Inter Tour –telefone: (95) 3224-0009 /(95) 3224-2900/3623-1402
Monte Roraima Turismo Ltda –telefone:  (95)  3623-9252/3623 9732

Monte Caburaí Roraima Turismo –telefone: (95) 3224-3258

North Tour – telefone: (95) 3626-1540

Transeme Turismo  Ltda –telefone: (95) 3224-6271/fax: (95) 3224-9614

Universo Viagens e Turismo –telefone: (95) 9114-6060


AGÊNCIAS BANCÁRIAS


Banco ABN Amro Real S/A- telefone: (95) 3623-1918 /3623-6993
Banco da Amazonia S/A BASA - telefone: (95) 3623-2547
Banco do Brasil S/A - telefone: (95) 3623-2636
Unibanco S/A - telefone: (95) 3623-1210
Banco Itau S/A - telefone: (95) 3623-2474

Banco Panamericano - telefone: 3224-1151

Banco Bradesco S/A - telefone:3621-3911
Banco sudameris brasil s/a - telefone: (95) 3623-2550
Caixa Economica Federal - telefone: (95) 3623-9459
HSBC Bank Brasil S/A - telefone: (95) 3623-2174


AGRICULTURA E PECUÁRIA


EMBRAPA - Telefone: 3626-7018

AGRONI - Telefone: 3625-7926

AGRONORTE - Telefone: 3628-2452

Casa Jaraguá - Telefone: 3623-7407/3224-4441

CHAPAGRO Agrocomercial- Telefone: 3224-2878


ÁGUA – FORNECEDORES

 

Disk Gás e Água - Telefone: 3224 – 1583

 ALARMES


Alarme e Segurança - Telefone: 3224-9365

Eletronwatts- Alarmes - Telefone: 3626-4102

Importadora Vidroraima - Telefone: 3224-3926

MSS Alarmes - Telefone: 3626-6809

S.O. S Alarmes - Telefone:3625-1264

 

 ANTENAS


Bavarsat- Telefone: 3623-8110

Casa das Antenas- Telefone: 3625-4452/9971-5504

Ponto das Antenas- Telefone: 3625-7590

RR Century Electro Eletronics- Telefone: 3626-1962

SJE Sistemas Eletro Eletrônicos Ltda - Telefone: 3624-2828


APARELHOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS


Casa da TV Com. e Representações - Telefone: 3626-2230

Eletrônica Ana Paula - Telefone: 3224-0904


AR-CONDICIONADO – CONSERTO LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

 

Construfrio: - Telefone: 3623-2361

 

ARMARINHOS


Armarinho Rio Branco- Telefone: 3224-3401

Casa Iracema - Telefone: 3224-9497/3224-9589

Clinger Armarinhos - Telefone: 3224-7509

Comercial Teixeira - Telefone: 3626-1177


ARMAZÉNS, EMPÓRIOS E MERCEARIAS


Super Rancho - Telefone: 3224-8585

Mercantil Tupã - Telefone: 3625-1350

Mercantil 3 Irmãos - Telefone: 3625-3035


ARQUITETOS


Z C B Projetos e Construção - Telefone: 3224-8427

Luciano S Castro - Telefone: 3623-8762

Ilzo C Pessoa - Telefone: 3624-1229


 ARROZ – BENEFICIAMENTO


Arroz Faccio - Telefone: 3626-5025

Arroz Prato chic - Telefone:3628-3679

Arroz Tropical - Telefone: 3625-7969


ARTESANATO E ARTIGOS REGIONAIS


Artezanos - Telefone: 3624-5800

Centro artesanto roraima- Telefone: 3623-1615

Irmanio S Magalhães - Telefone: 3624-9027

 

ARTIGOS MILITARES


Camuflagem e Artigos Militares - Telefone: 3624-5355

Camuflagem e Artigos Militares - Telefone: 3624-2373


ARTIGOS RELIGIOSOS


Canal da Benção - Telefone: 3625-5696

Casa Iemanjá - Telefone: 3623-0818


ASSISTÊNCIA MÉDICO E ODONTOLÓGICO


ODONTOMED- Telefone: 322474258

UNIMED - Telefone: 3224-5934

INICRED - Telefone: 3623-0711


AUTO - ELÉTRICAS

 

Auto Elétrica Globo - Telefone: 3626-5142

Auto Elétrica JC - Telefone: 3628-8421

Auto Mecânica Rocha - Telefone: 3224-1306

Auto Mecânica Roraima - Telefone: 3224-4254

Auto Reforma Paulo - Telefone: 3626-4959

Auto Mecânica Souza - Telefone: 3224-1435


AUTO-ESCOLAS


Auto Escola Alfa - Telefone: 3624-2008

Auto Escola Cidade - Telefone: 3625-0316

Auto Escola suprema - Telefone: 3625-8668

Escola de Transito Fórmula 1 - Telefone: 3623-1772

Auto Auto Escola Roraima - Telefone: 3627-5362

Centro De Formação De Condutores - Telefone: 3626-1290


AUTOMÓVEIS – ACESSÓRIOS


Auto Peças Trevão - Telefone: 3224-0135

Equipadora G3 - Telefone: 3623-2671

Pára-brisas Car - Telefone: 3625-7300

Salva Pára-Brisas - Telefone: 3224-3402


AUTOMÓVEIS – ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO


Roraima Pneus - Telefone: 3623-7632

Multcentro Automotivo - Telefone: 3224-3094


AUTOMÓVEIS- ESCAPAMENTOS


Roraima Pneus - Telefone: 3623-7632

Só Escapamentos - Telefone: 3623-3986


AUTOMÓVEIS- PEÇAS E SERVIÇOS


Auto Peças Amazonas- Telefone: 3626-4906

Auto Peças Ford - Telefone: 3626-4640

Auto Fortaleza - Telefone: 3626-4977

Auto Peças São Jorge - Telefone: 3626-4777

Auto Peças Verona - Telefone: 3626-4962

Jacaré Auto Peças - Telefone: 3626-5761

Carrão Auto Peças - Telefone: 3626-4724

Brasil Auto Peças - Telefone: 3628-6658

Auto Peças União - Telefone: 3624-1580

Macaco Auto Peças - Telefone: 3224-2727

Macarrão Auto Peças - Telefone: 3623-0344

Marcodiesel Auto Peças - Telefone: 3224-1002

Cobra Auto Peças - Telefone: 3626-5607


AUTOMÓVEIS – REVENDEDORES E CONCESSIONÁRIA


BV Veículos- Telefone: 3224-0394

Carroraima - Telefone: 3224-2292

Lirauto - Telefone: 3224-5514

Salomão Veículos - Telefone: 3224-5073

Perin Veículos - Telefone: 3224-4717

Tropical Veículos - Telefone: 3224-7700

Parintins Veículos - Telefone: 2121-100

 

 BALAS E BOMBONS


Bombocado - Telefone: 3623-3842

O bombonzão - Telefone: - Telefone: 3224-5994

Klinger Bomboniere - Telefone: 3624-2311

Tortas e Tortas - Telefone:3623-5656

 

BANCO DE SANGUE

 

HEMOCENTRO - Telefone: 3623-1990

 

BARES , PIZZARIAS E SORVETERIAS


Bar Amarelinho - Telefone: 3224-8901

Bar Amigo do Povo - Telefone: 3224-9138

Bar do Dedinho - Telefone: 3623-0386

Iate Bar - Telefone: 3623-8766

Píer Bar - Telefone: 36230952

Bar e Mercearia Érika - Telefone: 3623-6543

Café Mais Sabor - telefone:(095) 3624-6976.
Tipos de Refeições Oferecidas: - telefone: (095) 3624 4400
Pastelaria Confiança - telefone: (095) 3224-7458
Pajé Burgão - telefone:(095) 3624-1717 Guaraná Mania - telefone: (095) 3224 - 5974.
Pizzaria Zero Grau - telefone: (095) 3224-4841. 

Pizzaria Pirâmide -
Cafeteria Vip - telefone: (095) 3224- 7909.
Sorveteria Glacial - telefone: (095) 3224- 6485 

 

BEBIDAS (DEPÓSITOS e DISTRIBUIDORAS)


Comercial Casa Amarela - Telefone: 3624-5167

Comercial GM - Telefone: 3628-6784

Distribuidora Barcelar ltda - Telefone: 3625-8040

Distribuidora Carvalho - Telefone: 3626-3319

Distribuidora   Rodoviária - Telefone: 3224-1325


BICICLETAS-PEÇAS E ACESSÓRIOS


Bicimoto Peças - Telefone: 3625-8963

Ciclomoto - Telefone: 3626-2358

Cross Peças e Serviços - Telefone: 3627-6071

Império dos Ciclistas - Telefone: 3625-8460

PP Peças - Telefone: 3626-1912


BOUTIQUES


Bagagem Boutique-Boa Vista Shopping - Telefone: 3623-0698

Bia Magazine - Telefone: 3626-0002

Boutique Gelada - Telefone: 3625-6666

Lojita Modas - Telefone: 3224-5123

Liberte Modas - Telefone: 3224-5151

Pano de Fundo Modas - Telefone: 3623-3922


CALÇADOS


Big Center Calçados - Telefone: 36241-3252

New Chame Calçados - Telefone: 3624-1936

Pizatte Calçados - Telefone: 3623-3347

Talita Calçados - Telefone: 3628-9966

Só Pé Calçados - Telefone: 3224-8670


CARGAS E ENCOMENDAS


Apinagés e Vieira Ltda - Telefone: 3624-1896

Transalex Cargas Ltda - Telefone: 3626-7143

Transportadora Antunes - Telefone: 3625-0113

Transchico - Telefone: 3224-0203


CARIMBOS


Casa do Carimbo - Telefone: 3623-5597

RB Carimbos - Telefone: 3623-2185

 

CARTÓRIO E TABELIÃES


Cartório de Registro de Imóveis - Telefone: 3224-4874

Cartório do 2º oficio Judiciario de Roraima - Telefone: 3625-2587

Cartório Wagner Coelho - Telefone: 3625-5808 

Tabelionato Deusdete Coelho - Telefone: 3224-3327


CASAS LOTÉRICAS

 

Loteria Boa Vista - Telefone: 3224-1802

 

CD`s, DVD`s E DISCOS-PRODUÇÃO E GRAVAÇÃO


Ana C Pinto - Telefone: 3627-4864

Som 2000 - Telefone: 3224-1260


CEMITÉRIOS


Cemitério Nossa Senhora Conceição - Telefone: 3623-2243

Parque Campo da Saudade - Telefone: 3224-6474


CERÂMICA


Cerâmica Deeke - Telefone: 3628-3900

Cerâmica Kostinscki - Telefone: 3224-8938

Cerâmica Sales - Telefone: 3224-5047


CHAVEIROS


Casa das Chaves - Telefone: 3224-9224

Chaveiro Liberdade 24h - Telefone: 3625-5365

Chaveiro Ômega Ltda. ME - Telefone: 3224-3388


CHURRASCARIAS


Bar e Churrascaria Maracá - Telefone: 3224-4224

Churrascaria Bovinos - Telefone: 3224-0735

Churrascaria Buritis - Telefone: 3627-2269

Churrascaria Nordeste - Telefone: 3624-4818

Churrascaria O Gaúchão - Telefone: 3224-6581


CLUBES E ESTÁDIOS


AABB- Associação Atlética Banco do Brasil - Telefone: 3224-1786

COB- Círculo de Oficiais de Boa Vista - Telefone: 3623-8996

Ginásio Totozão - Telefone: 3623-2601

Iate Clube de Boa Vista - Telefone: 3223-4554

Eco Park- Telefone: 3224-5930    fax: 95-3224-9917
Clube: 95- 9965-2665 E 9114-0470

Aqua Mak - Telefone: 95-3624-5050      fax: 95- 3623-3919


CONSTRUÇÃO CIVIL


Construtora Soma - Telefone: 3623-0675

Construtora Blokus Ltda. - Telefone: 3624-8048

Centro Norte Construções - Telefone: 32249169

Construtora Reblav Comércio e Serviços - Telefone: 3626-6313


CRECHES


Escola de Educação Infantil Nossa Senhora de Nazaré - Telefone: 3623-1146

Pré –Escolar Reizinho Ltda. - Telefone: 3224-1102

Universidade da Criança - Telefone: 3623-0924


ESCOLAS DE LINGUAS


CCAA - Telefone: 3623-3903

Centro Cultural Channel - Telefone: 3623-3903

Escola Fisk - Telefone: 3224-3605/3624-2181

Wizard - Telefone: 3224-8008

Yázigi - Telefone: 3224-6161


ESCOLAS PARTICULARES


Centro Educacional Objetivo Macunaíma LTDA. - Telefone: 3624-1300/3624-6700

Escola Colméia - Telefone: 3224-4249

Instituto Batista de Roraima- telefone: 3624-5357/3624/5356

Rei Salomão Reizão - telefone: 3623-0110

Escola Logos - telefone: 3623-6693

Escola de 1º Grau Boas Novas - telefone: 3224-2012


FACULDADES E UNIVERSIDADES


FARES- telefone: 3621-3201

UERR - telefone: 3224-2551/3624-1376/3623-0916

UFRR - telefone: 3627-3518/3621-3179/3621-3105

ESUR- Escola Superior de Direito de Roraima - telefone: 3624-3444


FESTAS-ORGANIZAÇÃO


BV Formaturas e Produções - telefone: 36232628/9971-4085

Castelo das Festas - telefone: 3623-8532/9971-3784

DJ Ricardo Santana - telefone: 3627-2921/8113-1279

Doce Sabor - telefone - telefone: 3625-5416/9976-3605


FARMÁCIAS E DROGARIAS


Droganossa- telefone: 3624-2625

Drogaria Amazonas - telefone: 3626-5107

Drogaria Master - telefone: 3625-7353

DrogariaPopular - telefone: 3625-1869

Drogaria Roraima - telefone: 3623-2400

Farmavita - telefone: 3623-6060

Elifarma - telefone: 3623-0452

Farma Ville – telefone: 3627-8470

Biofarma - telefone: 3626-6852

Drogafarma - telefone: 3224-1692

Droganorte - telefone: 3626-2341


FLORICULTURAS


Ângela Flores - telefone: 3224-3017

Arte Flor Decorações Ltda. ME - telefone: 3224-9892

Maria Bonita Floricultura - telefone: 3623-8874


HOSPITAIS


Hospital da Mulher - telefone:3621-3560

Hospital UNIMED - telefone: 3623-6927

HGR- Hospital geral de Roraima - telefone: 3623-2062

Hospital Coronel Mota - telefone: 3624-2765

Hospital Estadual Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré - telefone: 3623-1818

Hospital Municipal Infantil Santo Antônio - telefone: 3624-1684

Centro Auditivo de Roraima - telefone: 3224-5016

Clínica São Luiz - telefone: 3224-4963

Clínica São Mateus - telefone: 3224-5750/3623-3999

Clínica Santa Rita - telefone: 3625-6108


HOTÉIS E POUSADAS


Uiramutam Palace – Telefone: (95) 3624 – 4700

Hotel Euzébios – Telefone: (95) 3623-0300 Aipana Plaza Hotel – Telefone: (95) 3224-4800

Hotel Barrudada – Telefone: (95) 3623-1378 / 3623-1710

Itamaraty Palace Hotel – Telefone: (95) 3224-9113 / 3224-9257
Hotel Ideal – Telefone: (95) 3224-6342

Hotel Almada- Telefone: (95) 3224-0820

Hotel Farroupilha-Telefone: (95) 3624-4226

Hotel Três Nações-Telefone: (95) 3224-3439

 
LAVANDERIA


Lavanderia cristal – Telefone: 3624-2372

Lavanderia planalto – Telefone: 2224-3536


LOCADORA DE VÍDEOS


Anauá Videolocadora – Telefone: 3623-3568

Corujão Vídeo – Telefone: 3623-3845

Hobby Vídeo - Telefone: 3224-9172

Roraima Vídeo Clube – Telefone: 3224-3666

Scórpion Vídeo Digital – Telefone: 3624-2010

Scórpion Vídeo - Telefone: 3625-5534

Som do céu – Telefone: 3623-1465

Toda Hora DVDs – Telefone : 3624-1222

Stop Vídeo – Telefone: 36234801


LANCHONETES


Bob´s – Telefone: 3624-6403

Café Expresso – Telefone: 3224-0490

Café Mais Sabor – Telefone: 3224-2102

Coisas da Terra Lanche – Telefone: 3224-6178

Curumin Lanches – Telefone: 3626-4670

Lanchonete Miraima – Telefone: 3224-4026

X. Com – Telefone: 3624-2108

Pajé Burgão – Telefone: 3624-1717

Lanchonete Pit Stop – Telefone: 3224-6227


PET SHOPS


Clinica Veterinária Vida de Cão – telefone: 3623-9193/9971-3018

Pet Shop Bicharada – Telefone: 3626-5274

Pet Shop Pêlo Fofo- Telefone: 3623-4971

Podium Dog Center – Telefone: 3626-9224


RESTAURANTES


Restaurante Bamboo Lago – Telefone: 3623-6681

Restaurante Belas Artes – Telefone: 3625-6400

Restaurante Big Star – Telefone: 3224-5396

Restaurante Carro de Boi – telefone: 3224-4161

Restaurante Chakae – Telefone: 3224-6087

Restaurante Frango Assado – Telefone: 3628-9596

Aipana Plaza Hotel - Telefone: 3224-4800/3624-1182

Amazônia Regionais-telefone: 8111-6515/9123-6822

Bambão´s Alimantos- telefone: 3624-2169/9123-5040

Banana Paçoca-telefone: 3623-2528

Bob´s - telefone: 3624-6403

Café Expresso-telefone: 3224-0490

Casa do Pão de Queijo-telefone: 3624-4400

Churrascaria Trevo- telefone: 3224-4345

Chica Doce & Café-telefone: 3623-0970

Coisas da Terra- telefone: 3224-6178

Pajé Burgão- telefone: 3624-1717

Peixada Tropical- telefone: 3224-6040

Pier Bar-telefone: 3623-0952

Sabores da Sopa- telefone: 9114- 3119

Recanto da Peixada- telefone: 3224-2975

Restaurante Maresia- telefone: 9127-7793

Restaurante La Gôndula – Telefone: 3224-9547

Restaurante Mais Sabor – Telefone: 3627-0351

Restaurante Marina Meu caso – Telefone: 3624-3911

Restaurante O Frangão – Telefone: 3224-8240

Restaurante Sabor e Saúde – Telefone: 3224-4463

Restaurante Tulipa – Telefone: 3624-4762/3224-2150


IMOBILIARIA


Amazônia Imóveis – Telefone: 3224-6464

Banco de Imóveis – Telefone: 3623-4898

Casádio e Cia Ltda. – Telefone: 3626-5697.

Geraldo Castro – Telefone: 3624-1457

Imobiliária Bel Leitão – Telefone: 3224-5706

Imobiliária Kazulo-Telefone: 3623-3713

Imobiliária Potiguar –Telefone: 3623-9944

Imobiliária Santa Cecília – Telefone: 3224-6464/3623-6626


SALÃO DE BELEZA


Salão de Beleza Corpo Mania – Telefone: 3224-6068

Salão de Beleza Ele e Ela – Telefone: 3625-1550

Salão de Beleza Lú – Telefone: 3626-1661

Salão de Beleza Makflex – Telefone: 3224-9702

Salão de Beleza Perfil e Arte – Telefone: 3624-3461

Salão de Beleza Bia Hair Fashion – Telefone: 3224-5566

Salão Executivo – Telefone: 3624-6290

Salão Fio a Fio – Telefone: 3624-2259

Salão da Luz – Telefone: 3224-6587

Salão Miro Cabeleireiro – Telefone: 3224-1300

Salão Ômega – Telefone: 3624-5562

Salão Priscilia – Telefone: 3627-1102

Stúdio de Beleza Afro-Brasil – Telefone: 3624-4960


ORGANIZAÇÕES MILITARES

 

1ª Brigada de Infantaria de Selva – Telefone: 3623-8212

Comando de Fronteira-RR/7º BIS – Telefone: 3623-6110

10º Grupo de Artilharia de Selva– Telefone: 3623-4221

6º Batalhão de Engenharia de Construção – Telefone:3621-3220

12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado– Telefone: 3623-9508

1º Base Logística de Selva– Telefone: 3623-4316

Base Aérea de Boa Vista – Telefone: 3621-1000

Polícia Militar – Telefone: 3623-1501

 

GRÁFICA

 

Gráfica Atual – Telefone: 3625-4728

Gráfica e Brindes Visual: Telefone: 3224-3318

Gráfica Elite – Telefone: 3626-9786

Gráfica Forbras – Telefone: 3224-6331

Gráfica Líder – Telefone : 3625-3825

Gráfica Maxter – Telefone: 3625-3889

 


registrado em:
Fim do conteúdo da página